sexta-feira, 16 de julho de 2010

NERD'S ?

Tenho dificuldades para me concentrar nas aulas, mas em casa consigo estudar e acabo indo bem nas provas. As aulas são importantes? O que posso fazer para não deixar isso me atrapalhar no futuro?
Fabiana de Albuquerque, 15 anos, São Paulo/SP

Fabiana, As aulas são importantes, sim, pois é através delas que o professor passa todo seu conhecimento e experiências. Se você deixa para estudar só em casa, acaba se limitando àquilo que o livro e a apostila dizem. Tente observar o que está tirando sua concentração da aula. São os colegas, sono, problema de visão ou assuntos não relacionados à escola? Por exemplo, se sua amiga quer te contar como foi o fim de semana dela, peça para ela esperar pelo intervalo. Vá experimentando diferentes formas que facilitem a sua concentração em sala de aula e veja qual funciona melhor para você.

Meu cabelo não para de cair. O que posso fazer para melhorar isso?
Juliana Alves, 17 anos, Florianópolis/SC

Existem vários fatores que podem levar à queda de cabelo: alterações da tireoide, anemia, regime para emagrecer, oleosidade, hereditariedade e excesso de química nos cabelos. O mais adequado é consultar um dermatologista para realizar exames e descobrir a causa. Só assim você poderá se tratar e obter um resultado favorável.

Toda vez que escovo os dentes, minha gengiva sangra. Por que isso acontece? Tem algum tratamento?
Natalia Oliveira, 16 anos, Belo Horizonte/MG

Natalia, O sangramento da gengiva é ocasionado por uma inflamação gerada por restos de alimentos e bactérias que se instalam próximos e dentro das gengivas. Um pequeno sangramento já é sinal de que sua gengiva pode estar com essa inflamação. A gengivite é tratada no consultório dentário com uma limpeza, chamada profilaxia profissional. O não tratamento pode levar a uma periodontite: doença grave em que as mesmas bactérias migram para o interior do sulco gengival e chegam até o suporte ósseo do dente, fazendo com que eles fiquem moles. O tratamento para essa doença é mais invasivo. A orientação do dentista sobre a forma de higiene com escovação, fio dental e bochechos é fundamental para se ter uma boca sempre saudável.

Quando estou perto de um gato fico espirrando, mas gostaria de ter um. Há alguma raça que posso ter que dê menos alergia?
Flávia Ribeiro, Ribeirão Preto/SP

Flavinha, A alergia pode ser a um gato específico ou aos gatos de forma geral. Tente diferenciar isso, testando ficar perto de diferentes bichanos. Se perceber que a alergia é a todos eles, infelizmente, independe da raça.


Minha menstruação nunca vem na mesma data. Isso pode me causar problemas? É aconselhável tomar pílula anticoncepcional só para isso?
Carla Bastos, 16 anos, São Paulo/SP

Carla, O principal é avaliar se há irregularidade menstrual, pois você pode não menstruar na mesma data e ter um ciclo menstrual regular. Se for irregular mesmo, a causa deve ser investigada. Alterações hormonais, estresse, doenças crônicas (como do rim e do fígado) podem ser os motivos. A causa mais comum é a síndrome dos ovários policísticos. Resumindo, não podemos usar um anticoncepcional sem uma completa avaliação médica prévia.

Escreva para: umagirl@simbolo.com.br

Fontes consultadas: Dr. Leandro Lukacsak, ortodontista da Clínica OralFix; Luciane Scatt one, dermatologista; Carolina Fachada Segala, psicóloga; Dr. Alfonso Massaguer, ginecologista e especialista em reprodução humana; Cristina Sato, veterinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário