sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cada uma no seu Quadrado !

O único jeito de dividir o quarto com sua irmã - e tudo o que há dentro dele - numa boa é saber respeitar os costumes e a privacidade de cada de uma

Por: Leiliane Lopes

Se dividir a atenção dos seus pais não é nada fácil, que dirá compartilhar o mesmo quarto, guarda-roupa, computador, rádio, telefone e estilo de decoração? Essa é a realidade de muitas meninas que têm seu espaço dividido com o de sua(s) irmã(s) ou irmão(s), seja por falta de espaço na casa ou por uma simples escolha dos pais. Rebecca Salles, 19 anos, e sua irmã Maressa, 17, dormem no mesmo quarto em um apartamento em São Paulo por 42 ordem da mãe. "Meus pais estão pensando em mudar para uma casa maior, com três dormitórios, mas, como já ouvimos, vamos continuar dormindo juntas", diz Rebecca. "Minha mãe acha que essa é uma boa forma de ficarmos mais unidas", completa Maressa.

Com Ana Paula Camillo Santana, de 15 anos, e a irmã Ana Carolina, 11, a diferença é que se a casa fosse maior elas dormiriam, com certeza, em quartos separados. "A Carol é muito desorganizada, seria bem melhor eu ter o meu próprio espaço", diz Ana Paula. A caçula também gostaria de ter seu próprio espaço, mas rebate: "Se fosse assim, ela teria que arrumar meu quarto".

Ao ouvir as queixas de quem dorme no mesmo quarto da irmã percebe-se um denominador comum: os problemas relatados estão mais relacionados em aceitar as diferenças de comportamento do que na divisão do espaço propriamente dito. Tanto para as irmãs Salles como para as Santana o ponto crucial é manter - na verdade, não manter - a ordem. Não jogar roupas pelo chão, deixar o armário arrumadinho... "A Rebecca é muito bagunceira", diz Maressa, que se pega arrumando todos os deslizes dela. (Grrrrr)

Manas em choque
É praticamente impossível não existir brigas entre irmãos. Às vezes por motivos tão pequenos que nem lembramos depois. "É difí cil conviver com a Rebecca, mas quando ela não está, eu sinto muita falta", diz Maressa. Ana Paula e Ana Carolina também confessam uma briga e outra pelo caminho, mas, mesmo assim, não ficam mais de cinco minutos sem se falarem. "Eu não gosto que ela fique mexendo muito no controle da televisão: fica zapeando, trocando os canais. Eu reclamo até ela colocar em um programa que nós duas gostemos de assistir", declara Carol.

Jesus, apaga a luz!
Mariana Rios não é a única a ter tido problemas para dormir devido ao barulho e, principalmente, à luz acesa. Assim como a atriz, que declarou ter inventado a expressão durante uma viagem com as amigas, quem dorme no mesmo quarto enfrenta esse problema de luz uma hora ou outra - senão diariamente. E isso, com o tempo, irrita. É horrível querer dormir enquanto a outra assiste TV ou mantém a luz acesa para alguma atividade. Da mesma forma, para quem tem fobia de dormir no escuro, ter de desligá-la é insônia na certa! Para resolver esse problema, o ideal é conversar com seus pais em busca de soluções na iluminação do quarto.

A arquiteta carioca Isve Campos diz que, muitas vezes, a instalação de um dimmer, que controla a incidência de luz no ambiente, já ajuda a diminuir esse inconveniente. "Hoje em dia, também é possível fazer um projeto de iluminação apropriado para o espaço das irmãs, deixando com que cada uma tenha a sua luz direta."

Se todos gostassem de rosa... (Seria mais fácil!)
Será que tem como deixar o quarto do seu jeito mesmo dividindo ele com outra pessoa? A maioria dos objetos de decoração do quarto das irmãs Salles é da Maressa, mas isso não é um problema, pois dividiram o espaço do armário igualmente, assim como o maleiro e a sapateira. A grande questão tem sido a cor das paredes: enquanto Rebecca adoraria ter um quarto pink, para Maressa isso seria o fim: "Estamos pensando em mudar a cor do quarto. Acho que vai ser um lado verde e outro rosa bebê".

E esse quarto "Estação Primeira de Mangueira" ficaria legal mesmo? A arquiteta garante que sim: "Essa mistura fica bem, desde que os móveis e elementos que compõem o quarto tenham tons neutros, como branco e palha clarinha". Outra dica bacana em caso de paredes pintadas é evitar cores fortes em colchas. "Usar um terceiro tom, que combine com o verde e com o rosa, como o lilás, combinaria bem. Almofadas com estampas nesses tons ficam um charme." Além de todas essas cores serem claras e provocarem uma sensação de calmaria.


O seu cantinho
Isve Campos dá dicas para deixar o seu quadrado com a sua cara: "Não é necessária uma parede separando os ambientes. Faça a divisão com os móveis, como um criado mudo, uma escrivaninha ou um nicho de gesso." E para personalizar o seu canto, pendure um painel com suas fotos, bijus e bilhetes ou aplique um adesivo de parede!

Nenhum comentário:

Postar um comentário